O tráfico de animais silvestres é uma atividade ILEGAL e CRUEL. Para que um animal do tráfico chegue até a casa do comprador, muitos outros morrem pelas más condições impostas. Não seja cúmplice desse crime contra os animais!

SIGA AS DICAS PARA ADQUIRIR UM ANIMAL LEGAL:

 

cadastro-para-criadores-de-pássaros-silvestres-2

 

1. VERIFIQUE SE O CRIADOR É AUTORIZADO: pesquise nas redes sociais sobre o vendedor e ligue para o órgão ambiental responsável (normalmente a secretaria de meio ambiente do Estado em que o criador está situado ou o IBAMA) perguntando se o mesmo é de fato um criador ou uma loja registrada. Utilize apenas os contatos que estão cadastrados nos órgãos ambientais ou no site oficial do criador ou da loja. Esse cuidado evitará que você telefone para um traficante de animais que finge ser um “representante” ou o próprio criador registrado.

 

 

formação-de-preço

 

2. DESCONFIE DE PREÇOS MUITO BAIXOS: muitos anúncios veiculados nas mídias e redes sociais são de animais vendidos ilegalmente. Preços muito baixos são indicativos de que pode se tratar de animais traficados.

 

 

 

 

negativo33. NÃO SEJA ENGANADO: tenha em mente que os traficantes falsificam quase tudo: GTAs, atestados veterinários, notas fiscais, autorizações de transporte, identificação dos animais (anilhas e ou chips) e outros. Desta forma o comprador é enganado e poderá ter problemas no futuro. Para evitar transtornos, somente utilize os contatos oficiais do criador ou da loja autorizada, disponibilizados em seu site e nos órgãos ambientais. Nunca adquira animais anunciados em grupos do Facebook e do WhatsApp por pessoas físicas não autorizadas pelos órgãos ambientais ou por perfis “fake”. Adquirir animais de fontes duvidosas poderá fazer você cair em alguma armadilha, perder o seu dinheiro e o animal.

 

 

 

documentos4. EXIJA OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS: um criador comercial ou uma loja devidamente registrada tem que fornecer a nota fiscal, o atestado de sanidade, a autorização de transporte e o CERTIFICADO DE ORIGEM (esses dois últimos são emitidos através do Sistema Nacional de Gestão de Fauna – SISFAUNA e a autenticidade pode ser verificada no site do IBAMA). Negocie para que o pagamento seja concluído após a emissão da autorização de transporte pelo SISFAUNA. Não esqueça que o animal já deve vir marcado com anilha fechada (não violada) ou microchip.

No caso de um criador legal, VOCÊ MESMO PODE EMITIR O CERTIFICADO DE ORIGEM, da seguinte forma:

> Acesse o site www.ibama.gov.br

> Clique na aba Serviços

> Clique em Certificados e Certidões

> Clique em Certificado de Origem do SISFAUNA

Preencha os dados correspondentes, inserindo código que impresso no rodapé da autorização de transporte que o vendedor deve lhe fornecer no momento da entrega do animal e emita o documento.

 

AtençãoATENÇÃO:

Alguns criadores já emitem o CERTIFICADO DE ORIGEM para entregá-lo junto com o animal. Caso isso aconteça, acesse o site https://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/fauna/validar_qrcode.php, preencha os campos solicitados e verifique a autenticidade do documento. Estando correto, proceda a conclusão do pagamento.

 

 

 

denuncie

DENUNCIE FRAUDES:

Caso os dados da autorização de transporte e do certificado de origem apresentados pelo vendedor sejam diferentes do que está registrado no SISFAUNA, recuse o animal e denuncie o vendedor.

Denúncias IBAMA – Linha Verde: 0800-618080

 

 

Check-mark

 

O Rancho Parati é um criadouro de animais silvestres autorizado pelos órgãos ambientais. Todos os animais silvestres do criadouro são registrados no SISFAUNA. Nossos filhotes são nascidos em cativeiro.  Não vendemos animais através de representantes ou intermediários.

 

 

 

 

 

Para mais informações entre em contato conosco – Elidio (44) 9973-3946 ou elidio.guiomar@hotmail.com