Inteligentes e falantes, os Papagaios pertencem à família Psittacidae, juntamente com Araras, Agapornis, Cacatuas, Calopsitas, Roselas, Ring-Necks, Periquitos e Maritacas, entre outras 344 espécies espalhadas pelo mundo. O país que mais abriga Psitacídeos é o Brasil, com 72 espécies catalogadas, sendo chamada nas antigas cartas náuticas de “Terra Papagalis”.

Dentre os Papagaios mais populares do mundo temos o Papagaio Verdadeiro ou Baiano (Amazona aestiva), o Papagaio do Congo (Psittacus erithacus), o Papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea), o Papagaio-do-mangue (Amazona amazonas), o Papagaio-campeiro (Amazona ochrocephala), o Papagaio-galego (Amazona xanthops) e o Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis).

Podem ser ensinados a pedir coisas, cantar músicas e falar frases inteiras. Considera-se que os Papagaios tenham a inteligência de uma criança de 4 anos, portanto necessitam de atenção, brinquedos e distrações, para evitar problemas neurológicos, o estresse, o arrancar das penas, a agressividade ou gritos excessivos.

Os Papagaios do gênero Amazona (cerca de 28 espécies) estão entre os mais famosos do mundo. O Amazona aestiva aestiva encontra-se distribuído do Piauí ao Rio Grande do Sul (na faixa leste do Brasil) sendo encontrado também no Mato Grosso.

O peso varia em torno de 500 g e seu tamanho é de 37 cm em média. Podem viver mais de 50 anos e durante este período irão necessitar de um companheiro (a). Por serem aves barulhentas e faladoras, é necessário estudar bem o ambiente onde serão colocadas, a fim de evitar aborrecimentos com os vizinhos.

A grande maioria dos Papagaios encontra-se ameaçada de extinção devido à captura ilegal (apenas 1 em cada 10 papagaios capturados sobrevive). É possível comprar estes companheiros de criadores credenciados ao IBAMA. O tráfico de animais silvestres é crime ambiental.

Reprodução

A diferença entre machos e fêmeas não é possível ser visualizada externamente, sendo necessário um exame genético ou laparoscópico para a determinação do sexo. Atingem a maturidade sexual após os 4 anos de idade e o período reprodutivo ocorre entre os meses de outubro e fevereiro. A postura é de 3 a 4 ovos em média e o choco dura cerca de 28 dias. A fêmea passará a maior parte do tempo no ninho e o macho muitas vezes levará comida até ela. Após o nascimento, os filhotes permanecerão no ninho por mais 9 semanas aproximadamente.

A reprodução em cativeiro é difícil, mas possível. Aproximadamente 3 meses após a muda eles estarão prontos para acasalar. Deve-se isolar um casal num viveiro separado e incomodá-los o mínimo possível. Os filhotes costumam deixar o ninho após 2 meses e ainda são alimentados pelos pais por mais uma semana. A partir daí podem ser separados dos pais e todos podem voltar para o viveiro comunitário.

Manutenção

Erroneamente muitos Papagaios são mantidos em gaiolas de tamanho reduzido ou mesmo acorrentados, o que não é nada bom para sua saúde. Eles necessitam de espaço para se locomover, esticar as asas e voar, mesmo que uma pequena distância. A gaiola deve ter espaço para um recipiente com água na qual possam se encharcar durante os apreciados banhos. Brinquedos dos mais variados tipos para que possam se distrair, água e comida balanceada não devem faltar.

O viveiro deve ser instalado em um local calmo, onde possam tomar sol pela manhã e que não receba correntes de vento. Evite locais muito úmidos, barulhentos e abafados. O ninho de caixa de madeira com formato em L é o mais utilizado e deve ser instalado em um local abrigado da chuva.

Os papagaios são da ordem dos psitaciformes, família dos psitacídeos, do gênero Amazonas, tiveram a sua origem nas regiões quentes e temperadas da América do Sul e há 10 espécies deles no Brasil, entre as 27 existentes.

Características

Os mais comuns de serem encontrados são os papagaios baianos, ou Amazona aestiva aestiva. Os papagaios, assim como as araras, periquitos e outros da mesma família, são facilmente adaptáveis ao cativeiro.

Na natureza, eles andam em bandos, ou seja, no cativeiro precisam de companhia e interação, ou poderão tornar-se agressivos. Medem de 33 a 39 cm, sua cor predominante é verde, com fronte azul esverdeada ou azul celeste, conforme a idade.

Estes psitacídeos são facilmente domesticados e muito bonitos, podem se tornar mansos e familiares, e ainda têm como atrativo o fato de imitar a voz humana.
São alegres e vivazes, e se afeiçoam às pessoas que o tratam bem, precisando da atenção do dono, de carinho e de conversa. Do mesmo modo que se afeiçoa facilmente, pode também se magoar e ficar com raiva de alguém que tenha feito algo que ele não gostou, ou então, se sentir triste e ficar arisco se abandonado na gaiola, ou o dono não lhe der a atenção que necessita.

Se bem cuidados, podem viver em cativeiro aproximadamente por 60 anos. Eles passam mais tempo andando e escalando do que voando e por isso podem ser criados soltos.

Alimentação

É importante diversificar.Dê rações para papagaios com mistura de sementes, verduras e legumes, milho, cenoura, couve-flor, brócolis, grão de bico. Se forem cozidos, devem ser aferventados por 20 minutos.

Grãos de aveia, milho verde, arroz integral com casca, girassol, alpiste e trigo integral podem ser servidos crus. Pode-se dar ração para cães de duas a três vezes por semana. As frutas podem ser variadas. Pode-se dar também um pedaço de pão integral amolecido com água. O importante é que ele coma alimentos variados para suprir todas as suas necessidades e garantir a sua saúde.
Troque a sua água várias vezes por dia.

Instalações

A gaiola deve ser quadrada, com teto plano e comedouros e bebedouros de louça. O tamanho deve estar de acordo com o tamanho da ave, para que ela tenha espaço para bater as asas. Ele também necessita de passeios fora de sua gaiola, de exercícios, com cuidado para que ele não fuja. Na mesma gaiola podem ficar um casal ou então um papagaio sozinho.

Os viveiros devem ser de ferro com revestimento em epóxi e os ninhos e poleiros devem ser de madeira e seguir as especificações do IBAMA.
Ofereça brinquedos, gravetos ou tocos para que eles roam e se distraiam e sempre dê a eles muita atenção.

Ensinando a falar

Para que o papagaio aprenda a falar, não há métodos ou regras garantidas. Em primeiro lugar, o papagaio já deve estar afeiçoado ao dono e confiando nele, a partir disso, seu interesse deverá ser despertado.

Ele deverá estar satisfeito e calmo, ou seja, bem alimentado e cuidado.
A pessoa que for ensinar deverá ter, acima de tudo, paciência.
No final da tarde, pouco antes do anoitecer, deve-se pronunciar calmamente a palavra para que ele aprenda, várias vezes, quando ele disser a palavra, recompense-o com um alimento saboroso.

  • Classe Aves
  • Ordem Psitaciformes
  • Família Psittacidae